Nonaplastic

Ronaldo Silva é gerente industrial da Nonaplastic.

VOX foi ao Distrito Industrial de Governador Valadares conversar com o gerente-industrial da Nonaplastic, Ronaldo Silva. A Nonaplastic é uma indústria voltada para a produção de embalagens plásticas, sacos plásticos lisos e impressos e bobinas técnicas. Na oportunidade, o entrevistado debateu as possibilidades da pequena indústria brasileira, seus gargalos e possíveis saídas.

Ronaldo Silva foi contratado como encarregado de produção e, hoje, ocupa o cargo de gerente industrial da empresa, tendo em suas mãos grande parte das decisões que são tomadas nos limites da empresa. A Nonaplastic tem 14 anos de fundação e gera pelo menos 30 postos de trabalhos, atendendo a quase todo o Sudeste Brasileiro, região de que só se excetua o Rio de Janeiro. No Nordeste Brasileiro, a Bahia é o estado onde chega parte significativa da produção da Nonaplastic.
Recebendo o VOX nas dependências da Nonaplastic, o executivo Ronaldo Silva começou a entrevista falando da falta de apoio dos governos que parecem ficar de costas para o que, de fato, significa a existência de um empreendimento deste na região. Ressaltou a dificuldade de competir com grandes indústrias instaladas em paraísos fiscais e alertou que o único modo de se manter vivo nesta guerra concorrencial é oferecer um produto muito acima da média de qualidade. Assista ao vídeo:

 
 Neste bloco, o entrevistado fez um balanço das condições técnicas da empresa e, ao tempo em que afirmava que a Nonaplastic está pronta para produzir no mesmo nível de grandes empresas, frisou que o problema central é a falta de incentivos. Segundo ele, a falta de incentivos impede que se possa produzir em escala maior e a custos menores. Explicou o rigor que a empresa tem com prazos, embora lembre que a logística de entrega tem sido, de fato, o grande gargalo a ser superado. Por fim, falou sobre a matéria-prima que tem ficado nas mãos de grandes distribuidores; e estes exercem uma espécie de monopólio e de controle dos preços. Acompanhe as explicações do entrevistado:
 
 
 Ronaldo Silva garantiu que a Nonaplastic tem destinado a clientes de todos os perfis um tratamento igualitário. Acrescentou que a empresa passa por um momento de repensar as estratégias de mercado, tornando-as mais agressivas mas, ao mesmo tempo, mais seletivas quanto à natureza dos clientes que conquista. “Os clientes precisam deixar de ser apenas número. Cliente tem que ser parceiro da empresa”, reportou ao VOX. Acompanhe o vídeo:
 
 
Neste vídeoVOX, Ronaldo Silva falou das estratégias que serão empreendidas para fortalecer a marca Nonaplastic no Leste Mineiro que, segundo ele, já merece uma atenção especial. Aproveitou para dar detalhamento sobre as etapas de produção, situação em que se busca uma perfeita harmonia entre a qualidade do produto que o cliente que pôr à exposição e da embalagem que é produzida com o fim de valorizar ainda mais aquilo que vai ser oferecido ao consumidor final. Compreenda a leitura que o empresário faz sobre esta questão:
 
 
Embora defenda todas as possibilidades técnicas da Nonaplastic no tocante ao que é produzido, o gestor enfatizou que a dificuldade de que sejam mantidos estoques altos faz a indústria sofrer muito, vez que manter estoques é muito caro. Paralelamente a isso, corre a dificuldade de se buscar crédito no mercado que, hoje, representa um dinheiro muito caro. Por fim, Ronaldo Silva lembrou que os produtos da Nonaplastic são de tão boa qualidade quanto das grandes indústrias – às vezes até melhores – mas admite que a logística de entrega é, sem dúvida, um gargalo a ser enfrentado e resolvido.
 
No último tópico da entrevista, o gerente industrial da Nonaplastic fez considerações sobre as ações preservacionistas desenvolvidas pela empresa e acrescentou que, nesta onda de produtos ecologicamente corretos, há, sim, pesquisas sendo feitas na direção de colocar no mercado um produto inovador. Segundo ele, esse produto melhorará a imagem injustamente pejorada da indústria do plástico. Siga as explicações do entrevistado.
 
 

A Nonaplastic – Embalagens Plásticas – está localizaa no Distrito Industrial de Governador Valadares, Rua Dois, 205, atendendo pelos telefones (33) 3221-3546, 32218191 e 8404-2279. O site da empresa é www.nonaplastic.com.br e o e-mail sac@nonaplastic.com.br